Cadeira de escritório ergométrica ou ergonômica? Qual o termo mais apropriado?
14/08/2024
Cadeiras Ergonômicas
Spalt - Sua Coluna Merece Cuidado
É muito comum haver confusão entre os termos ergonomia e ergometria. A ergonomia é a ciência que estuda o posicionamento, ou seja, a postura de uma pessoa enquanto realiza uma certa atividade. Já a ergometria mede a qualidade do trabalho realizado por um corpo durante a prática de atividades físicas.
Então, se você está buscando uma cadeira de escritório confortável, o termo correto seria cadeira de escritório ergonômica e não cadeira de escritório ergométrica.
Mas porquê ergonômica? O que significa ergonomia?
Este é um bom resumo de Ergonomia quando pensamos em Cadeiras Ergonômicas, por exemplo:
“Os fatores humanos são empregados para cumprir as metas de saúde e segurança ocupacional e produtividade. É relevante no design de coisas como móveis seguros e interfaces fáceis de usar para máquinas e equipamentos. O design ergonômico adequado é necessário para evitar lesões por esforços repetitivos e outros distúrbios musculoesqueléticos, que podem se desenvolver com o tempo e levar a incapacidades de longo prazo. Fatores humanos e ergonomia estão preocupados com o "encaixe" entre o usuário, equipamento e ambiente ou "encaixar um trabalho para uma pessoa" ou "encaixar a tarefa para o homem". Leva em conta as capacidades e limitações do usuário na busca de garantir que as tarefas, funções, informações e o ambiente sejam adequados a esse usuário”.