Se você trabalha mais de 6hs por dia sentado e está buscando entender qual a melhor postura para trabalhar, este é um bom sinal. O cuidado com a postura é uma das formas mais inteligentes de prevenir problemas de coluna.
Mas afinal, existe uma postura correta para trabalhar sentado?
Se você está pesquisando por “postura correta para trabalhar sentado” tenho certeza que você já viu esta receita que vou descrever agora uma centena de vezes:
“Você deve trabalhar sentado com o tronco ereto mantendo um grau de 90º de flexão de quadril, joelho e tornozelo. Seus braços devem estar bem apoiados com um grau de 90° de cotovelo e você deve manter o olhar para frente.”
Ai você chegou no trabalho, seja no seu escritório ou home office, tentou seguir a receitinha e adivinha? Não funciona kkk
Pois é, esta receitinha se baseia em um modelo matemático onde quanto maior o alinhamento das estruturas ósseas menor seria o torque (momento de força) nas articulações e consequentemente seria necessária a menor força muscular possível para manter a postura.
Para não desmentir totalmente a receitinha, talvez ela possa ser aplicada para uma bailarina ou um professor de yoga no auge dos seus 20 anos. Muita força, flexibilidade e poucos vícios posturais.
Mas se você não se encaixa no perfil acima, é melhor esquecer a receita e procurar um profissional especialista em Sitting. O Sitting é a ciência que estuda a postura sentada e como podemos interferir nela através da configuração da cadeira, por exemplo.
O primeiro passo para definir qual a postura correta para trabalhar sentado, é definir quem vai sentar.
Só podemos determinar a melhor postura para uma pessoa quando em primeiro lugar avaliamos e compreendemos a postura dela. Com base nesta avaliação definimos quais as necessidades posturais desta pessoa. O que precisamos fazer, para favorecer uma melhor postura e como podemos fazer.
O profissional de Sitting irá juntar todas as informações sobre a pessoa e a sua postura para configurar e regular a cadeira, de tal forma que a postura sentada se torne mais fácil e duradoura.
Em geral uma postura que favorece o surgimento das curvaturas fisiológicas da coluna com o menor gasto energético possível.
Se você já tentou a receitinha e não funcionou, não desista. Passar o dia todo sentado não precisa ser tão desconfortável nem tão difícil. Procure um profissional que possa compreender as suas necessidades e criar uma situação melhor de trabalho para você.