A importância de manter as curvaturas da coluna ao sentar

Uma coluna dentro dos parâmetros de normalidade apresenta 4 curvaturas ao longo do seu trajeto, dessas 4 as mais populares são a lordose lombar e a cifose torácica.
Essas curvaturas de desenvolvem desde a formação do feto na barriga da mãe até a maturidade musculoesquelética se completar. Um feto não possui as 4 curvaturas, ele apresenta uma curvatura única em forma de C. De acordo com a maturação e o desenvolvimento do bebê as demais curvaturas começam a tomar forma.
A função das curvaturas são basicamente aumentar a mobilidade da coluna e a capacidade de absorção de impactos verticais.
Quando sentamos de forma “largada” na cadeira, sem um bom apoio, temos uma tendência natural a reduzir a nossa lordose lombar e aumentar a cifose torácica.
Ao reduzir a curvatura da coluna na região lombar passamos a comprimir os discos localizados entre as vertebras nessa região. Eles passam a sofrer uma pressão maior na porção anterior o que gera uma força favorável a deslocar o conteúdo gelatinoso do disco no sentido posterior.
O problema é que justamente na parte de traz da coluna estão passando as raízes nervosas que saem da medula espinal e se direcionam para todo o nosso corpo. Quando o disco se desloca no sentido posterior ele pode comprimir essas estruturas nervosas causando sintomas conhecidos em pacientes com hérnia de disco. Como dor localizada, dor irradiada e dormência.
Por isso, sentar mantendo as curvaturas fisiológicas da coluna, pode te ajudar a prevenir ou reduzir as dores na coluna e preservar essas estruturas tão importantes.
Uma cadeira bem projetada pode ser uma grande aliada para tornar a manutenção das curvaturas uma tarefa mais fácil, com menos gasto energético e maior conforto.