SIGA-NOS
Formulário de Contato

topo

Dor Lombar. Qual o tamanho deste problema no mundo?

Publicado no dia: 28/05/2020
Dor Lombar. Qual o tamanho deste problema no mundo?
As dores na coluna, principalmente na região lombar (lombalgia) vem tomando características de epidemia com um aumento substancial nas últimas décadas.

Dor na coluna em números:
  • Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 80% da população mundial já teve ou vai ter pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida.
  • A prevalência de dor lombar aumentou 54% entre 1990 e 2016.
  • As dores na coluna são a primeira causa de afastamento do trabalho no mundo.

Vários aspectos do comportamento humano e suas mudanças de hábitos e atividades de vida diária poderiam ser utilizados para refletir sobre essa evolução. A idade média da população mundial que vem aumentando nas últimas décadas, o sedentarismo provocado pela utilização de novas tecnologias de manufatura e o tempo que passamos sentados durante o dia em frente ao computador que teve um salto astronômico principalmente nos últimos 20 anos. Segundo um estudo realizado na Inglaterra, nos dia de hoje, você passa em média 18 anos da sua vida adulta sentado.

Vários estudos apontam que além dos tratamentos médicos e fisioterápicos utilizados principalmente na fase aguda dos problemas da coluna, a mudança de hábitos é fundamental para um resultado satisfatório e durador.

A prática de exercícios, as pausas durante a rotina para se colocar em movimento e a atenção com a postura que adotamos ao realizar determinadas tarefas como trabalhar no computador são mudanças que podem contribuir para uma melhora efetiva e duradoura.

Não adianta apenas comparecer na consulta médica, na sessão de fisioterapia se não formos capazes de realizar mudanças verdadeiras no nosso dia dia.
« Voltar